Maktub
- camossi
- 29 de nov. de 2017
- 3 min de leitura

Palavra árabe que significa “estava escrito” ou “tinha que acontecer”, usada para o lado fatalista, tratada como destino. Em sua música Vida longa mundo pequeno a banda Oriente recita essa palavra e a seguinte explicação:
“Maktub, particípio passado do verbo Kitab. É a expressão característica do fatalismo muçulmano. Maktub significa: "estava escrito"; ou melhor, "tinha que acontecer". Essa expressiva palavra dita nos momentos de dor ou angustia, não é um brado de revolta contra o destino, mas sim, a reafirmação do espírito plenamente resignado diante dos desígnios da vida.”
O poder dessa palavra vai muito além de destino. Maktub pode ser entendido como aceitar e compreender o que a vida nos coloca para evolução. Um amor impossível por exemplo, onde existe sentimento porem não a possibilidade de ficarem juntos, a morte de um ente querido ou até mesmo a aceitação de como somos.
Já se perguntaram alguma vez o porque as pessoas entram em nossas vidas? O que elas nos trazem?
Não acredito em coincidências, acredito que em tudo existe um porque por mais doloroso que algumas coisas sejam. Sabe aquelas pessoas que nos desafiam e muitas vezes nos trazem problemas? Pois bem, penso que pessoas assim passam por nossas vidas para nos deixarem mais fortes, mais espertos e experientes diante de novos desafios. Sei que todos que hoje estão presente em minha vida me trazem algo, algumas pessoas me mostram o que é ser fiel a elas mesmas, outros me mostram que devemos sim nos permitir sentir e se emocionar, em outros consigo reconhecer meus próprios erros e acertos e assim buscar minha evolução e compreensão, outros me dão vontade de viver e ser livre, vontade de lutar pelos meus sonhos, alguns me fazem voar enquanto uns me colocam os pés no chão, enquanto uns me preenchem de amor outros me fazem ver que a dor também ensina. Independente do que eu consigo ver nelas, tenho a certeza que estão comigo por um motivo e me resigno com isso.
Mesmo aquelas pessoas que muitas vezes nos trazem muita dor, se resigne e aprenda com elas, aprenda a ser melhor, a buscar sua felicidade. Se não fossem as desilusões amorosas jamais daríamos valor a um amor de verdade, jamais teríamos maturidade para um novo relacionamento.
Entenda que se resignar não significa aceitar sem lutar, você pode sim e deve lutar pelo emprego que deseja, pela casa que quer comprar ou pelo amor que anseia. Se resignar é compreender a situação, aceitar o que aconteceu e tirar forças para mudar e alcançar seus objetivos.
Se resignar diante de uma morte é compreender que nosso tempo é finito e que devemos empregar ele de maneira melhor, amar mais as pessoas que estão na nossa vida, dar o máximo de sí para ser feliz, procurar sempre o caminho do bem. Entender que você nasceu para morrer então cabe somente a você a aproveitar o que a vida tem de melhor para oferecer e fazer valer seu tempo. Aceite o que deu errado e mude sua reação diante das situações, procure um caminho novo se sentir que aquele que está trilhando não está dando resultado.
Maktub, tinha que acontecer. Você deveria passar por aquela especifica situação para ser quem é hoje, para dar valor ao que tem e ter forças para mudar o que não te agrada.
Entenda e reflita, se resigne e se supere!
A você o que eu desejo é apenas maktub!
Thais Camossi
Comments